Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025
MUNDO: O Kremlin disse, nesta segunda-feira (1º), que um relatório militar bielorrusso de que a Ucrânia estava transferindo mais tropas, armas e equipamento militar para a região norte de Zhytomyr, que faz fronteira com Belarus, era motivo de preocupação.
O Ministério da Defesa de Belarus alegou que a Ucrânia estava reforçando as suas forças no sábado.
Um porta-voz do serviço de guarda de fronteira da Ucrânia disse na segunda-feira que essas declarações fazem parte de uma “operação de informação” apoiada pela Rússia e que Kiev manteve forças perto da fronteira com Belarus para evitar quaisquer provocações.
Quando questionado sobre a alegação de aumento de tropas em Belarus, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, lembrou aos repórteres nesta segunda-feira que o país fazia parte de um “estado de união” com a Rússia e que o diálogo entre Moscou e Minsk, incluindo entre suas agências de inteligência, era próximo.
“E os nossos ministérios da Defesa estão em constante contato uns com os outros. É claro que isto é motivo de preocupação, não só para Minsk, mas também para Moscou, porque somos de fato aliados e parceiros.”
Peskov disse que o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder bielorrusso, Alexander Lukashenko, participariam de uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, que acontecerá no Cazaquistão nos dias 3 e 4 de julho, e discutiriam o assunto se considerassem necessário.