• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 7 de julho de 2024

Crise pós-debate de Biden se tornou ameaça genuína à sua candidatura presidencial

Figuras democratas proeminentes começam a furar a barreira e cogitam mudança no indicado à corrida pela Casa Branca


CNN

Publicada em: 03/07/2024 11:33:32 - Atualizado


MUNDO: O presidente Joe Biden precisa fazer muito mais para acabar com o pânico democrata devido ao seu péssimo desempenho no debate com o ex-presidente Donald Trump, e rápido.

Depois que o deputado texano Lloyd Doggett se tornou na terça-feira (2) o primeiro legislador democrata a romper fileiras e exigir a saída de Biden, figuras importantes do partido agora estão pedindo mais abertura e detalhes sobre a saúde e o estado mental do presidente, à medida que a ansiedade sobre sua campanha de reeleição evolui para um ameaça cada vez mais genuína ao seu controle sobre a nomeação democrata.

Todos os esforços que o presidente e a sua Casa Branca e equipes de campanha fazem para resolver o problema acabam por agravá-lo. Biden, por exemplo, brincou na noite de terça-feira (2) com os doadores dizendo que “quase adormeceu no palco” com Trump depois de duas viagens cansativas à Europa no mês passado. Foi uma maneira estranha de contestar as alegações de que ele não está mais apto para as exigentes funções de seu cargo, pois pede um segundo mandato aos 81 anos.

As consequências do debate criaram outra reviravolta extraordinária numa campanha impressionante com dois presidentes, um que é um criminoso condenado e o outro que já é o mais velho a ocupar o cargo na história. O debate cristalizou muitos receios dos democratas sobre as perspectivas de Biden e resultou em meses de alegações de Trump, 78, de que o seu rival é fraco e mentalmente diminuído.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, amargou na terça-feira um briefing que foi quase tão doloroso de assistir a quanto o próprio debate. Ela disse que embora Biden estivesse resfriado durante o debate, ele não havia tomado remédios, mas agora estava se sentindo melhor. Mas ela se recusou a ir além dos resultados físicos anuais já divulgados por Biden, que o consideraram apto para o serviço em fevereiro. As explicações não explicavam por que Biden hesitava em algumas respostas, às vezes parecia incoerente e ficava boquiaberto enquanto Trump falava durante o debate.



Fale conosco