• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 12 de julho de 2024

Reunião entre democratas dos EUA termina sem consenso sobre candidatura de Biden

Possibilidade ganhou força após desempenho ruim em debate com Trump


ig

Publicada em: 09/07/2024 16:30:31 - Atualizado

MUNDO: A reunião entre deputados democratas para definir se Joe Biden permanece como candidato do partido na corrida pela Casa Branca terminou sem consenso. De acordo com a CNN, os representantes da legenda Câmara ficaram divididos sobre a possibilidade de tirar o atual presidente dos Estados Unidos da eleição. O encontro aconteceu nesta terça-feira (9).

O dia é considerado importantíssimo para Biden e pode acabar com uma troca entre candidatos. Ainda nesta terça-feira, o presidente dos EUA se encontra com integrantes da Câmara, do Senado e prefeitos democratas. Há uma expectativa pela definição nas próximas horas.

Apesar de dizer que somente "Deus" pode tirá-lo da campanha, Biden depende da aprovação do Partido Democrata, incluindo a liderança do partido, como o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, e o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries.

Até agora, a maioria dos democratas tem apoiado publicamente Biden, mas o partido permanece dividido após o catastrófico debate, que foi assistido por cerca de 51 milhões de americanos. "Ele simplesmente precisa renunciar", disse o democrata da Câmara dos Representantes Mike Quigley à CNN, a caminho da reunião.

Biden se defende

Joe Biden, o presidente mais velho na história dos Estados Unidos, afirmou que seu mau desempenho no debate contra Donald Trump, durante o qual ficou de boca aberta várias vezes, foi devido a uma "má noite" causada por um resfriado e pelo jet lag de viagens internacionais.

Recentemente, o atual mandatário dos EUA admitiu não ter o mesmo reflexo e habilidade de discursar como antigamente, mas reforçou que é a melhor opção para o país neste momento.

Em meio ao debate sobre a continuidade de Biden na corrida eleitoral, o nome da atual vice-presidente, Kamala Harris, vem ganhando apoio do partido e de eleitores democratas.


Fale conosco