Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025
MUNDO: Donald Trump apareceu na Carolina do Norte, um estado decisivo, para um grande discurso sobre a economia – e um de seus comícios descontrolados teve início.
Mas, entre os insultos, provocações, raiva e mentiras, o ex-presidente tropeçou naquilo que ele vinha buscando há dias: uma estratégia para enfrentar a vice-presidente Kamala Harris.
O ex-presidente subiu ao palco na quarta-feira (14) com comentaristas republicanos ansiosos por sinais de que ele teria se estabilizado após mais de três semanas de fúria e desorientação depois que o presidente Joe Biden desistiu da corrida de 2024.
Quem esperava por uma virada elusiva de Trump ficaria desapontado, como costuma acontecer, pois ele rotulou Kamala Harris de “louca” e “não inteligente”, ao mesmo tempo em que zombava de sua risada com ataques sexistas e intensificava sua demagogia sobre imigração.
O ressentimento descontrolado de Trump por não estar mais concorrendo contra Biden roubou a cena de um discurso que sua campanha divulgou como um exercício sério dedicado à economia – a questão que os eleitores mais se preocupam.
Mas suas observações, pelo menos a versão roteirizada delas, ofereceram os primeiros sinais de que a campanha de Trump está começando a se estabelecer em um plano coerente, embora extremo e divisivo, para reagir contra a nova adversária nas eleições gerais.
O evento, portanto, ofereceu uma prévia de como a corrida até o dia da eleição se desenrolará após a Convenção Nacional Democrata na próxima semana.
A nova abordagem, se Trump algum dia reunir a disciplina para implementá-la de maneira concentrada, é profundamente pessoal e projetada para destruir a ideia de que Harris, a segunda mulher a liderar uma candidatura presidencial de um grande partido, é competente para servir.
Isso envolve culpar Kamala Harris pelo flagelo da inflação e dos altos preços dos alimentos que assombraram a administração Biden, sob o novo título de “Kamalanomics” (uma junção do nome Kamala e a palavra economia em inglês).
Com Harris prevista para apresentar seu próprio plano econômico na sexta-feira (16), a equipe de Trump também deseja frustrar qualquer esforço da vice-presidente para promover sua candidatura como um novo começo para a política econômica.