Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 19 de maio de 2025
MUNDO: Quando Moawya Ali viu uma onda de colonos israelenses avançando em direção à sua casa na cidade de Jit, na Cisjordânia, ele pegou seus cinco filhos e correu para seu carro, onde os deixou em uma casa próxima por segurança.
Quando voltou para casa, Ali disse que viu cerca de 30 colonos – armados, mascarados e vestidos de preto – pulando a cerca, quebrando janelas e jogando coquetéis molotov dentro da casa.
A CNN visitou a casa de Ali, onde a maior parte do andar térreo foi queimada. Pouco restou das cadeiras e sofás, que estavam completamente ocos pelas chamas e pretos de fuligem. Um cheiro de fumaça enchia o ar.
“Nós somos a gangue de Ben Gvir [Ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir], estamos aqui para matar vocês, aqui para matar árabes”, gritaram os colonos em árabe e hebraico, de acordo com Ali.
“Eles nos disseram para sair, para ir para o Sinai, para a Jordânia, para a Síria”, Ali disse à CNN, relatando o ataque de quinta-feira. “[Eles disseram] nós voltaremos para vocês e os mataremos.”