• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 26 de fevereiro de 2025

Uruguai articula no Mercosul saída para crise na Venezuela, diz vice-presidente

Beatriz Argimón comentou também divergências nas negociações entre Brasil e Uruguai dentro do bloco


Redação

Publicada em: 31/08/2024 11:58:03 - Atualizado


MUNDO: O Uruguai assumiu a Presidência do Mercosul em um cenário desafiador. O país tenta articular uma resposta à crise na Venezuela, onde o resultado das eleições que levariam Nicolás Maduro a um terceiro mandato à frente do Palácio de Miraflores não foi reconhecido pela oposição e por parte da comunidade internacional.

“A forma de avançar é, primeiro, chamar as coisas pelo seu nome. Para nós, não há dúvida que na Venezuela há uma ditadura”, disse Beatriz Argimón, vice-presidente do Uruguai, à CNN.

Ao mesmo tempo, o país trava uma batalha própria com nações do grupo para garantir um acordo bilateral de livre-comércio com a China — medida que, pelo menos por enquanto, não pode continuar sem a anuência dos vizinhos regionais.

“Para países pequenos como o nosso, gostaríamos de ter uma salvaguarda para não acompanhar o bloco. Essa possibilidade é importante”, afirmou Argimón.

Beatriz Argimón falou à CNN sobre esses desafios e sobre a morte do jogador de futebol Juan Izquierdo, que sofreu uma parada cardíaca durante uma partida do Nacional contra o São Paulo, no Morumbis.


Fale conosco