• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 18 de setembro de 2024

Kim Jong-un divulga imagens raras de programa nuclear de enriquecimento de urânio

Líder norte-coreano visitou instalação de enriquecimento de urânio


CNN

Publicada em: 13/09/2024 10:59:04 - Atualizado

MUNDO: Novas fotos do líder norte-coreano Kim Jong-un visitando o que a mídia estatal disse ser uma instalação de enriquecimento de urânio deram uma visão extremamente rara do programa de armas nucleares do país isolado e bem guardado.

De acordo com um reportagem da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) divulgada nesta sexta-feira (13), Kim visitou a instalação – um armazém luminoso cheio de longas filas de máquinas cilíndricas – que é usado para produzir material nuclear adequado para armas para o crescente arsenal do Norte.

O relatório surge num momento em que a Coreia do Norte continua a intensificar o seu programa ilegal de armas nucleares e a fortalecer as relações com a Rússia, aprofundando as preocupações no Ocidente sobre a direção da nação isolada sob Kim.

O local e a data exata da visita de Kim ao local não foram divulgados no relatório, mas o objetivo da sua inspeção era claro, de acordo com a KCNA: traçar um “plano de longo prazo para aumentar a produção de materiais nucleares adequados para armas”.

Especialistas dizem que as imagens – que mostram Kim flanqueado por homens em uniformes militares e camisas brancas de laboratório – sublinham a crescente confiança da Coreia do Norte na sua posição como potência nuclear.

Num discurso comemorativo do 76º aniversário da fundação da Coreia do Norte, na segunda-feira, Kim prometeu expandir “exponencialmente” o arsenal nuclear do regime, reiterando a retórica belicosa que usou no passado.

Durante a sua visita à suposta instalação de enriquecimento, Kim expressou repetida satisfação com as capacidades técnicas do setor nuclear da Coreia do Norte e enfatizou a necessidade de aumentar o número de centrífugas para maior produção, de acordo com a mídia estatal.

Park Won-gon, professor de Estudos Norte-Coreanos na Universidade Ewha Womans, em Seul, disse que o momento da divulgação também é importante.



Fale conosco