• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 21 de setembro de 2024

Israel mata figura importante do Hezbollah em ataque à capital libanesa Beirute

Exército israelense atacou subúrbios ao sul de Beirute, nesta sexta-feira (20), intensificando drasticamente o conflito


CNN

Publicada em: 20/09/2024 10:59:18 - Atualizado


MUNDO: O Exército israelense matou uma figura importante do Hezbollah nos subúrbios ao sul de Beirute, nesta sexta-feira (20), disseram duas fontes de segurança no Líbano, intensificando drasticamente o conflito de um ano entre Israel e o grupo apoiado pelo Irã.

O comandante de operações do Hezbollah, Ibrahim Aqil, que é uma das principais figuras do grupo, foi o alvo do ataque, disseram duas fontes de segurança à Reuters.

Uma das fontes disse que ele foi morto junto com membros da unidade de elite Radwan do Hezbollah enquanto eles realizavam uma reunião.

O ataque matou oito pessoas e feriu outras 59, disse o Ministério da Saúde do Líbano, em um balanço preliminar.

A defesa civil do Líbano disse que suas equipes de resgate estavam procurando por pessoas desaparecidas sob os escombros depois que dois prédios residenciais desabaram.

O Exército israelense disse que havia conduzido um “ataque direcionado” em Beirute, sem dar mais detalhes.

O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que não estava ciente de nenhuma notificação de Israel aos Estados Unidos antes de seus ataques em Beirute nesta sexta-feira, acrescentando que os americanos foram fortemente instados a não viajar para o Líbano ou a deixar o país se já estiverem lá.

O ataque infligiu outro golpe ao Hezbollah depois que o grupo sofreu um ataque sem precedentes no início desta semana, no qual pagers e walkie talkies usados ​​por seus membros explodiram, matando 37 pessoas e ferindo milhares. Acredita-se que o ataque foi realizado por Israel, que não confirmou nem negou seu envolvimento.

É a segunda vez em menos de dois meses que Israel tem como alvo um alto comandante militar do Hezbollah em Beirute. Em julho, um ataque aéreo israelense matou Fuad Shukr, o principal comandante militar do grupo.



Fale conosco