• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 21 de setembro de 2024

12 mortos e 66 feridos em bombardeio israelense ao sul de Beirute, diz governo Libanês

O alvo seria um dos principais comandantes de operações militares do Hezbollah


IG

Publicada em: 20/09/2024 17:00:17 - Atualizado


MUNDO: Ao menos 12 pessoas morreram e 66 ficaram feridas nesta sexta-feira (20) em um bombardeio israelense ao sul de Beirute , informou o Ministério da Saúde libanês . Uma fonte próxima do Hezbollah relatou a morte de um alto comandante do grupo islamista.

Israel efetuou centenas de bombardeios contra posições do movimento islamista Hezbollah no Líbano, poucas horas após o líder desta milícia pró-Irã ter prometido "duras represálias" às explosões de aparelhos de comunicação do grupo que deixaram 37 mortos e milhares de feridos.

O Hezbollah responsabiliza Israel pelas explosões de dispositivos de comunicação de integrantes do grupo xiita na terça e quarta-feira em várias regiões do Líbano. O líder do movimento, Hassan Nasrallah, prometeu na quinta-feira que o Estado israelense receberá "uma punição justa".

É o maior ataque ao Líbano desde o início da guerra em Gaza, de acordo com o governo local. Mais cedo, o Hezbollah disparou 150 foguetes contra o norte de Israel , em resposta às explosões de pagers e "walkie-talkies" do grupo extremista.

Um dos líderes foi morto

Entre os mortos, segundo Israel, estaria Ibrahim Aqil, um dos principais comandantes de operações militares do Hezbollah. Aqil era também procurado pelo governo dos EUA por ser suspeito de participar em um atentado à Embaixada estadunidense em Beirute, em 1983. Após o ataque, os Estados Unidos pediram que seus cidadãos deixem o Líbano.

A rádio militar de Israel confirmou que o principal alvo da ofensiva era Aqil. Mas a imprensa local afirmou que há crianças entre as vítimas e que prédios residenciais e carros foram danificados.



Fale conosco