• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 21 de outubro de 2024

Irã avalia próximo passo após morte de aliado estratégico em conflito no Oriente Médio

Ataque contra líder do Hamas obriga Teerã a reavaliar posicionamento em conflito no Oriente Médio


CNN

Publicada em: 28/09/2024 10:50:43 - Atualizado


MUNDO: O audacioso assassinato do líder do Hezbollah por Israel, na sexta-feira (27), abalou o grupo, desferindo o golpe mais severo desde a sua fundação. Isto levou os seus apoiadores iranianos a alertar que Israel entrou numa fase perigosa do conflito ao alterar as regras de combate.

Enquanto Teerã observa o seu mais valioso aliado não-estatal levar uma surra, aumentam as questões sobre como poderá reagir.

O Estado judeu intensificou significativamente o seu conflito de um ano com o grupo depois de expandir os seus objetivos de guerra em Gaza em 17 de setembro para incluir a sua frente norte com o Hezbollah. No dia seguinte, milhares de pagers usados ​​por seus membros explodiram simultaneamente, e os walkie-talkies foram atacados no dia seguinte. Israel iniciou então um ataque aéreo que matou vários comandantes do Hezbollah e levou ao maior número de vítimas no Líbano em quase duas décadas.

E na sexta-feira, Israel atacou o que disse ser o quartel-general do Hezbollah nos subúrbios ao sul de Beirute, matando o seu líder Hassan Nasrallah.

Quanto o Hezbollah foi degradado?

Os militares israelenses alegaram que a cadeia de comando do grupo “foi quase completamente desmantelada” depois de terem matado uma série de pessoas que dizem serem altos funcionários da organização esta semana.

“O Hezbollah sofreu o maior golpe na sua infraestrutura militar desde a sua criação. Além de perder depósitos e instalações de armas, o grupo perdeu a maioria dos seus comandantes superiores e a sua rede de comunicações está quebrada”, disse Hanin Ghaddar, investigador sênior do Instituto de Washington e autor de “Hezbollahland”.

Apesar das perdas, o grupo ainda mantém comandantes qualificados e muitos dos seus recursos mais poderosos, incluindo mísseis guiados com precisão e mísseis de longo alcance que podem infligir danos significativos à infraestrutura militar e civil de Israel, disse Ghaddar. A maioria desses mísseis ainda não foi implantada.


Fale conosco