• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 21 de outubro de 2024

Furacão Helene deixa ao menos 44 mortos na costa noroeste da Flórida nos Estados Unidos

Carolina do Sul e Geórgia são os estados com maior números de vítimas fatais


IG

Publicada em: 28/09/2024 11:23:05 - Atualizado

MUNDO: O furacão Helene atingiu a costa noroeste da Flórida na madrugada de quinta-feira (26), deixando ao menos 43 pessoas mortas nos Estados Unidos.

De acordo com a rede televisiva ABC, 17 pessoas morreram na Carolina do Sul, 15 na Geórgia, 9 na Flórida, duas na Carolina do Norte e uma na Virgínia.

O Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, informou que Helene fez seu "landfall", ou seja, tocou o solo, por volta das 23h10, no horário local, próximo à foz do rio Aucilla, na região do Big Bend, com ventos estimados em 225 km/h.

Mais de um milhão de residências e empresas ficaram sem eletricidade na Flórida, e mais de 50 mil na Geórgia, de acordo com o site poweroutage.us. Os governadores da Flórida, Geórgia, Alabama, Carolinas e Virgínia declararam estado de emergência.

Categoria 4

Helene alcançou a categoria 4, considerada "extremamente perigosa" pelo Centro Nacional de Furacões (NHC). Um avião que monitorava a tempestade confirmou ventos sustentados de até 215 km/h.

"Helene agora é um furacão de categoria 4 extremamente perigoso", anunciou o NHC. "Um avião caça-furacões da NOAA [Administração Nacional Oceânica e Atmosférica] que está investigando o Helene descobriu recentemente que os ventos máximos sustentados aumentaram para 215 km/h", acrescentou.

Alertas de furacão e inundações repentinas foram emitidos, alcançando áreas além da costa, incluindo o norte da Geórgia e o oeste da Carolina do Norte. Antes de atingir a Flórida, Helene causou inundações na península de Yucatán, no México, e deixou mais de 200 mil residências sem energia em Cuba.

O furacão estava a cerca de 190 km ao sul de Tallahassee e se movia rapidamente para o norte-nordeste, trazendo chuvas intensas e ventos fortes para a Geórgia.


Fale conosco