Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 8 de janeiro de 2025
MUNDO: Em 6 de janeiro de 2021, centenas de apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio, em Washington, para impedir a ratificação da eleição de Joe Biden à Presidência. Nesta segunda-feira (6), quatro anos depois, o Congresso certificou a vitória do republicano, consagrando seu retorno triunfal à Casa Branca.
"O Congresso certifica hoje nossa grande vitória eleitoral: um grande momento na história" do país, expressou nesta segunda-feira o presidente eleito na sua plataforma Truth Social, publicando poucos minutos depois uma foto de uma multidão de apoiadores reunidos em Washington naquela data.
A certificação é uma formalidade tradicional antes da posse oficial do presidente eleito, em 20 de janeiro.
Ironicamente, coube a Kamala Harris, adversária democrata de Trump nas eleições de novembro, chefiar a cerimônia na qualidade de vice-presidente.
Em frente a ela na Câmara, sentando na primeira fila, estava, sorridente, seu sucessor, o republicano J.D. Vance.
Desta vez, o único inconveniente era o clima. Desde ontem à noite, a capital americana começou a ser coberta por uma densa manta de neve, dificultando a chegada dos congressistas ao Capitólio.
O presidente da Câmara dos Representantes (baixa), o republicano Mike Johnson, também lhes fez uma advertência no domingo: "Não deixem a cidade".