Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 28 de março de 2025
MUNDO: As autoridades policiais da ilha de Roatán, em Honduras, já identificaram oito das 12 vítimas fatais do acidente aéreo ocorrido na segunda-feira (17), nas proximidades do Aeroporto Internacional Juan Manuel Gálvez. Além do famoso cantor Aurelio Martínez, outras 11 pessoas morreram quando o avião caiu no mar, momentos após a decolagem.
Entre as vítimas fatais confirmadas estão o piloto Luis Ángel Araya e o copiloto Francisco Lagos. Os dois costumavam compartilhar nas redes sociais suas rotinas de trabalho na da companhia aérea Lanhsa, que operava a aeronave Jetstream 32, com capacidade para 33 pessoas.
Além do músico e dos dois tripulantes, foram confirmadas as mortes da jovem Yeimi Alejandra Duarte Urribiera, e do casal Carlos Edwin Mejía Ramos e Alba Rosa Acosta Torres e suas filhas Rosmery Nicolle Mejía Acosta e Karla Abigaíl Mejía Acosta, de 11 anos. A família havia passado alguns dias de férias na ilha, o principal destino turístico do Caribe Hondurenho.
De acordo com o Corpo de Bombeiros local, 18 pessoas estavam a bordo da aeronave – dois tripulantes e 16 passageiros. Ainda conforme os bombeiros, 12 dessas pessoas morreram, cinco foram resgatadas com vida e uma permanece desaparecida. No entanto, na listagem divulgada pela companhia aérea constam os nomes de somente 17 pessoas.
Entre os sobreviventes está a francesa Helen Odile Guibarch. Ela seria a companheira de Aurelio Martínez, de acordo com as autoridades locais.
Tripulação:
De acordo com a Polícia Nacional de Honduras, o avião modelo Jetstream 32, com capacidade para 33 pessoas, tinha como destino a cidade de La Ceiba, no departamento de Atlântida, também no caribe hondurenho, em um voo que duraria cerca de 15 minutos. Ainda conforme as autoridades, um minuto após a decolagem, a aeronave fez uma curva e caiu no mar.
As causas do acidente ainda são desconhecidas, e o avião está submerso a cerca de 50 metros de profundidade, de acordo com as autoridades.
Logo após a queda, as equipes de segurança do aeroporto foram acionadas para o resgate de possíveis sobreviventes. De acordo com o Corpo de Bombeiros local, 18 pessoas estavam a bordo da aeronave – dois tripulantes e 16 passageiros. Na última atualização sobre a operação do resgate, os bombeiros confirmaram a morte de 12 pessoas.
“O acidente aéreo em Roatán deixa, lamentavelmente, 12 pessoas falecidas, cinco sobreviventes e um desaparecido até esta hora da noite”, resumiu o Corpo de Bombeiros na rede social X.