Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 29 de abril de 2025
MUNDO: O apagão elétrico de grandes proporções que afetou amplas regiões da Espanha e Portugal, nesta segunda-feira (28) já traz reflexos no consumo.
As interrupções significativas em serviços essenciais, como transporte público, telecomunicações e operações comerciais geraram caos para a população.
A situação rapidamente resultou em uma corrida aos supermercados para estocar itens essenciais. Produtos como água engarrafada, papel higiênico, leguminosas, velas, arroz, massas, ovos e alimentos enlatados foram os mais procurados.
Em algumas lojas, as prateleiras ficaram vazias em poucas horas, lembrando cenas observadas durante a pandemia de Covid-19. As informações são das agências espanholas de notícias.
Supermercados como Mercadona, El Corte Inglés e Alcampo conseguiram manter suas operações graças ao uso de geradores elétricos. No entanto, redes como DIA e Ahorramás enfrentaram dificuldades, com cerca de metade de suas lojas fechadas devido à falta de energia.
As autoridades ainda investigam as causas exatas do apagão. A operadora espanhola Red Eléctrica ativou planos emergenciais para restaurar o serviço e está trabalhando em conjunto com outras empresas do setor para estabilizar a rede elétrica .