• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 7 de janeiro de 2026

Presidente interina da Venezuela fala agora em 'cooperação' com os EUA; leia carta a Trump

Delcy Rodríguez também reiterou, um dia após a captura de Maduro, o direito da Venezuela à paz, ao desenvolvimento e a um futuro estável


terra

Publicada em: 05/01/2026 09:59:51 - Atualizado

MUNDO: A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, adotou um tom mais moderado ao defender diálogo e cooperação com os Estados Unidos, em meio ao agravamento das tensões entre os dois países. Em carta divulgada neste domingo, 4, Rodríguez afirmou que o governo venezuelano "reafirma sua vocação de paz" e busca um relacionamento internacional "equilibrado e respeitoso", baseado na igualdade soberana e na não ingerência.

No texto, a dirigente estendeu um convite formal ao governo norte-americano para a construção de uma agenda conjunta voltada ao desenvolvimento compartilhado, "no marco da legalidade internacional", com o objetivo de fortalecer uma convivência duradoura entre os povos.

Em recado direto ao presidente dos EUA, Donald Trump, Rodríguez afirmou que a região "merece paz e diálogo, não guerra". Segundo ela, essa sempre foi a posição do presidente Nicolás Maduro e continua sendo a do governo venezuelano.

A manifestação ocorre um dia após uma ação dos Estados Unidos contra a Venezuela que resultou na captura de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. Até então, Rodríguez vinha adotando um discurso mais duro contra Washington, com críticas às intervenções norte-americanas e defesa da soberania e dos recursos naturais do país.

Na carta, a presidente interina também reiterou o direito da Venezuela à paz, ao desenvolvimento e a um futuro estável, afirmando acreditar em um projeto nacional capaz de reunir os venezuelanos em torno de objetivos comuns.

Leia na íntegra:

"A Venezuela reafirma sua vocação de paz e de convivência pacífica. Nosso país aspira viver sem ameaças externas, em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói garantindo primeiro a paz de cada nação.

Consideramos prioritário avançar para um relacionamento internacional equilibrado e respeitoso entre os EUA e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da Região, baseado na igualdade soberana e na não ingerência. Esses princípios orientam nossa diplomacia com o restante dos países do mundo.

Estendemos o convite ao governo dos EUA para trabalharmos conjuntamente em uma agenda de cooperação, voltada ao desenvolvimento compartilhado, no marco da legalidade internacional e que fortaleça uma convivência comunitária duradoura.

Presidente Donald Trump: nossos povos e nossa região merecem paz e diálogo, não guerra. Esse sempre foi o predicamento do Presidente Nicolás Maduro e é o de toda a Venezuela neste momento. Essa é a Venezuela em que acredito, à qual dediquei minha vida. Meu sonho é que a Venezuela seja uma grande potência onde todos os venezuelanos e venezuelanas de bem possamos nos encontrar.


Fale conosco