• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 9 de janeiro de 2026

Passaporte de Eliza Samudio é encontrado em Portugal; consulado confirma autenticidade

Modelo foi assassinada em 2010; corpo nunca foi localizado, apesar da condenação dos autores do crime


ig

Publicada em: 06/01/2026 10:13:47 - Atualizado

Um passaporte antigo da modelo Eliza Samudio, assassinada há 15 anos, foi encontrado em um apartamento alugado em Portugal, no fim de 2025. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5), pelo Portal LeoDias.

O documento foi localizado em meio a livros dispostos em uma estante de um apartamento compartilhado.

Ele foi entregue nesta segunda-feira (5) ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, que confirmou sua autenticidade e informou ter comunicado oficialmente o Itamaraty, em Brasília.

O homem que encontrou o documento, identificado apenas como José, mora no local com a esposa, a filha e outros inquilinos - uma senhora e um homem jovem. Ele disse que encontrou o passaporte por acaso.

"Quando encontrei o documento e vi de quem era, por se tratar de uma pessoa que foi um caso que teve grande repercussão no Brasil e no mundo inteiro, fiquei em choque; pela foto eu já sabia de quem era, quem era a dona. (…) Lá estava, em cima de um livro, visível, esse documento”, disse.

O passaporte é verdadeiro e não possui segunda via emitida. Está em bom estado de conservação.

Foi expedido em 9 de maio de 2006, com validade até 8 de maio de 2011 e todas as 32 páginas estão intactas, sem rasgos ou avarias.


Fale conosco