Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 15 de janeiro de 2026

MUNDO: A Anistia Internacional afirmou nesta quarta-feira que "assassinatos ilegais em massa" estão sendo cometidos em uma "escala sem precedentes" em meio a protestos antigovernamentais em curso no Irã e um bloqueio da internet, citando vídeos verificados e depoimentos de testemunhas oculares.
“A impunidade contínua pelos crimes cometidos pelas forças de segurança em protestos atuais e passados encorajou as autoridades iranianas a persistirem em sua conduta criminosa”, afirmou o grupo.
A organização apelou aos Estados-membros da ONU para que recorram aos mecanismos de justiça internacional “para impedir mais derramamento de sangue”.
Mais de 2.400 manifestantes foram mortos no Irã desde o início dos protestos antigovernamentais, segundo um grupo de direitos humanos com sede nos Estados Unidos, um número muito maior do que em protestos anteriores.
A Anistia Internacional analisou dezenas de vídeos e fotografias de dez cidades em seis províncias, incluindo Teerã, e corroborou as informações com entrevistas e depoimentos médicos.
Imagens mostram forças de segurança atirando diretamente contra manifestantes desarmados e transeuntes com fuzis e espingardas, inclusive de telhados de prédios residenciais, delegacias de polícia e mesquitas, afirmou a Anistia Internacional. Em dois vídeos, autoridades são vistas perseguindo e atirando em civis que tentavam fugir e que aparentemente não representavam nenhuma ameaça.
A Anistia Internacional também analisou vídeos verificados de necrotérios superlotados, incluindo uma instalação improvisada em Kahrizak, perto de Teerã. A CNN já havia verificado relatos semelhantes dessa instalação.