Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 18 de janeiro de 2026

MUNDO: Algumas chamadas internacionais por telefones fixos e mensagens de texto locais parecem estar funcionando novamente no Irã, em meio ao bloqueio da internet que já dura nove dias, disse um morador de Teerã, capital do país, à CNN neste sábado (17).
A conexão com a internet, no entanto, permanece instável, afirmou o morador.
O regime iraniano cortou a internet e outros tipos de comunicação em 8 de janeiro, em meio a protestos nacionais.
No início deste sábado, foi relatado um "leve aumento" na conectividade com a internet no Irã, de acordo com a organização de segurança cibernética NetBlocks.
Contudo, a conectividade geral permanece em torno de 2% dos níveis normais e "não há indicação de um retorno significativo", acrescentou a NetBlocks em um comunicado divulgado no X.
Protestos antigoverno no Irã eclodiram no país no final de dezembro, em uma onda de agitação nacional que representa o maior desafio ao regime em anos.
Os protestos começaram como manifestações nos bazares de Teerã contra a inflação desenfreada, mas se espalharam pelo país e se transformaram em manifestações mais gerais contra o regime.
As preocupações com a inflação atingiram o auge na semana passada, quando os preços de produtos básicos como óleo de cozinha e frango dispararam dramaticamente da noite para o dia, com alguns produtos desaparecendo completamente das prateleiras.
A situação foi agravada pela decisão do banco central de encerrar um programa que permitia a alguns importadores acessar dólares americanos mais baratos em comparação ao restante do mercado – o que levou lojistas a aumentarem os preços e alguns a fecharem suas portas, iniciando os protestos.