• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 1 de fevereiro de 2026

Exército dos Estados Unidos alertam para risco de escalada em exercícios do Irã em Ormuz

Manobras navais do exército iraniano no Estreito de Ormuz provocam alerta de Washington e ampliam temor de confronto na região


ig

Publicada em: 31/01/2026 11:56:15 - Atualizado


MUNDO: O Exército dos Estados Unidos advertiu o Irã neste sábado (31) sobre os planos do Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana de realizar um exercício naval com munição real no Estreito de Ormuz , uma rota marítima vital para o fornecimento global de petróleo.

Os exercícios, que devem durar dois dias, segundo informou o Irã, acontecem no momento em que navios da Marinha norte-americana chegam à região. Diante disso, Donald Trump afirmou reconhecer o direito do Irã de operar em águas internacionais, mas alertou que “qualquer movimento inseguro e não profissional próximo às forças dos EUA” pode acarretar “risco de escalada e desestabilização”.

“Não toleraremos ações inseguras da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), incluindo sobrevoos de embarcações militares americanas envolvidas em operações aéreas, voos em baixa altitude ou com aeronaves armadas sobre ativos militares dos EUA quando as intenções não forem claras, aproximações de lanchas em alta velocidade em rota de colisão com embarcações militares americanas ou armas apontadas contra forças americanas”, afirmou o Comando Central dos EUA em comunicado.

Tensões EUA x Irã

As tensões entre os dois países seguem em alta, agravadas pela repressão do regime iraniano a protestos nacionais contra o governo, que teriam deixado milhares de mortos. Segundo estimativas da organização de direitos humanos Hrana, mais de 6,2 mil pessoas podem ter morrido no Irã nesse contexto.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o Irã nesta quarta-feira (28/01), pressionando o país do Oriente Médio a firmar um acordo relacionado ao seu programa nuclear.

As declarações foram feitas em uma publicação na rede social Truth Social, após autoridades militares norte-americanas anunciarem o envio do superporta-aviões USS Abraham Lincoln e de outros navios de guerra para as águas do Oriente Médio.

“Espero que o Irã venha à mesa de negociações rapidamente e alcance um acordo justo e equilibrado — SEM ARMAS NUCLEARES — que seja positivo para todas as partes. O tempo está se esgotando”, escreveu Trump, acrescentando que “uma enorme armada está a caminho do Irã”.


Fale conosco