• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 14 de fevereiro de 2026

Opositor russo, Navalny foi envenenado por toxina de rã em prisão, dizem europeus

Amostras coletadas do corpo do opositor russo morto em 2024 confirmam presença de epibatidina, substância não encontrada naturalmente na Rússia


cnn

Publicada em: 14/02/2026 11:15:02 - Atualizado


MUNDO: O opositor russo e crítico do governo russo, Alexei Navalny, que morreu há dois anos, foi assassinado na prisão por uma toxina letal encontrada em rãs-flecha venenosas da América do Sul, afirmaram cinco países europeus em um comunicado divulgado neste sábado (14).

Análises de amostras coletadas do corpo de Navalny “confirmaram conclusivamente a presença de epibatidina”, diz o comunicado. A substância não é encontrada naturalmente na Rússia, acrescenta.

Os cinco países — Reino Unido, Suécia, França, Alemanha e Holanda — afirmaram que Moscou “tinha os meios, o motivo e a oportunidade de administrar esse veneno” a Navalny enquanto ele estava detido em uma colônia penal ao norte do Círculo Polar Ártico.

Somente “o Estado russo tinha os meios, o motivo e o desrespeito ao direito internacional” para contribuir para a morte de Navalny, acrescentaram.

O anúncio foi feito durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, onde a morte de Navalny foi anunciada em 2024.

Na ocasião, a esposa de Navalny, Yulia Navalnaya, subiu ao palco da conferência em lágrimas e foi ovacionada de pé.

Em uma publicação na rede social X neste sábado, Yulia afirmou que “tinha certeza desde o primeiro dia de que meu marido havia sido envenenado, mas agora há provas: (o presidente russo Vladimir) Putin matou (Alexey) com uma arma química”.

“Sou grata aos países europeus pelo trabalho meticuloso que realizaram ao longo de dois anos e por descobrirem a verdade”, disse ela, acrescentando: “Vladimir Putin é um assassino. Ele deve ser responsabilizado por todos os seus crimes”.


Fale conosco