• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 11 de janeiro de 2025

Estados decisivos lideram votação antecipada na eleição dos EUA

Democratas têm votado antecipadamente em maior quantidade do que os republicanos também nos estados decisivos, segundo os dados da Universidade da Flórida...


Assessoria

Publicada em: 27/10/2020 10:58:01 - Atualizado

A uma semana da eleição presidencial nos Estados Unidos, os "battleground states", estados considerados decisivos na disputa entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, concentram metade dos votos antecipados no país até o momento. Os número são do "Projeto Eleições", da Universidade da Flórida, que atualiza diariamente dados sobre o pleito norte-americano.

Liderados por Texas e Flórida, esses estados somam 31,1 milhões dos 64,7 milhões de votos que já foram feitos no país - seja presencialmente ou pelo correio (48% do total) - até a manhã desta terça-feira (27). Do total de votos antecipados, 43,8 milhões (68%) foram pelo correio e 20,9 milhões (32%), presencialmente.

Mais democratas votando

Democratas têm votado antecipadamente em maior quantidade do que os republicanos também nos estados decisivos, segundo os dados da Universidade da Flórida.

Nos EUA, nem todos os estados registram a filiação partidária do eleitor. Nos 19 estados que coletam a filiação, 49% dos eleitores eram democratas, 28% eram republicanos e 23% não têm partido ou são de siglas menores que disputam a eleição. Esses estados concentram 30,4 milhões dos 64,7 milhões de votos antecipados.

Na Pensilvânia, estado decisivo onde Trump venceu Hillary por pequena margem na última eleição, 1,2 milhão de democratas já votaram, contra 355 mil republicanos.

A diferença é menor na Flórida, mas Biden também leva vantagem: 2,5 milhões contra 2,2 milhões. E a votação antecipada no estado já representa mais de 62% de toda a votação de 2016.

Biden leva vantagem também na Carolina do Norte (quase 1,3 milhão contra 952 mil). Segundo o "New York Times", em cinco "battleground states" que registram a filiação partidária, são cerca de 2 milhões de eleitores democratas a mais do que republicanos até o momento.


Fale conosco