• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 23 de setembro de 2024

Presidente será o primeiro a tomar vacina da covid na Argentina

Esse é o terceiro acordo assinado pelo país que já tem contratos com o laboratório AstraZeneca e a aliança internacional Covax, Alberto Fernández diz que será o 1º a se vacinar.


Publicada em: 10/12/2020 20:04:16 - Atualizado

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou nesta quinta-feira (10) ter assinado um acordo com o fundo soberano russo para a compra de 20,6 milhões de doses da vacina Sputnik V. Esse é o 3º assinado pelo país, que já tem contratos com o laboratório AstraZeneca e a aliança internacional Covax.

"Com esse contrato, vamos poder contar com as doses suficientes para vacinar, entre janeiro e fevereiro, cerca de 10 milhões de argentinos e argentinas", disse Fernández em entrevista coletiva na Casa Rosada, sede do governo argentino.

O país deve receber o primeiro lote com as vacinas ainda neste ano: serão 600 mil doses da Sputnik V, segundo o presidente da Argentina. Ele disse que, com essa quantidade de imunizante, será possível vacinar pelo menos 300 mil pessoas.

"Também em janeiro vamos receber doses suficientes para vacinar 5 milhões de pessoas e em fevereiro se completará o resto da entrega com as doses necessárias para alcançar a vacinação de 10 milhões de pessoas, que estamos prevendo", disse Fernández.

Contrato preferencial

O acordo feito entre o governo argentino e o laboratório russo tem uma cláusula que garante ao país sul-americano a preferência na compra de futuras doses da Sputnik V. Fernández explicou que isso pode garantir para a Argentina mais 10 milhões de doses em março, caso as outras já compradas atrasem sua entrega.


Fale conosco