Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 12 de janeiro de 2025
MUNDO - O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, levou uma cadeirada em uma reunião do Movimento ao Socialismo (MAS) na noite desta segunda-feira (14). O ato foi flagrado em um um vídeo publicado nas redes sociais. “Fora” e “renovação” foram palavras de ordem ouvidas na gravação.
A reunião do MAS ocorreu em uma cidade de Cochabamba, bastião político de Morales, na qual estavam em pauta as eleições regionais e locais de 2021. Segundo a imprensa local, houve desentendimento por causa da escolha dos candidatos que vão disputar o pleito.
O ex-presidente ocupava o centro de uma mesa instalada em um palco, ao lado de outros integrantes do partido, quando começaram as vaias e as “cadeiradas”. Naquele momento estava discursando Carlos Romero, ex-ministro de Morales e pré-candidato a governador de Santa Cruz. Alguns homens ficaram na frente do líder cocaleiro para protegê-lo, mas pelo menos uma cadeira de plástico o atingiu.
Morales disse em suas redes sociais que o tumulto foi causado por infiltrados da “direita golpista”, enviados “para gerar violência” na reunião intrapartidária. Antes da convenção, Morales já havia atacado a “imprensa de direita”, afirmando que a mídia distorce as análises sobre o MAS.