Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 12 de janeiro de 2025
MUNDO: Ancara, 20 dez (EFE).- O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, informou neste domingo (20) que subiu para 11 o número de pacientes de covid-19 que morreram em uma explosão na unidade de terapia intensiva de um hospital na cidade de Gaziantep, no sul do país.
Sete das vítimas, com idade entre 64 e 85 anos, morreram quando uma garrafa de oxigênio explodiu na UTI de um centro médico particular de Gaziantep neste sábado. Mais três pacientes faleceram horas depois, e outro hoje. Além disso, oito pessoas ficaram feridas na detonação e no incêndio subsequente, em acidente ocorrido durante a madrugada deste sábado.
"A explosão ocorreu em um dispositivo que usamos para administrar grandes quantidades de oxigênio aos pacientes na unidade de terapia intensiva", explicou Koca.
As autoridades iniciaram uma investigação judicial e administrativa sobre o incidente para estabelecer se houve negligência.
Números oficiais turcos falam de mais de 2 milhões de pessoas infectadas pelo coronavírus e cerca pouco menos de 18 mil mortes pela covid desde o início da pandemia, mas a oposição e as associações médicas denunciam que os números reais são muito mais altos.