• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 12 de janeiro de 2025

Autoridade da Indonésia confirma queda de avião de passageiros

Aeronave perdeu contato com torre de controle minutos após decolar de Jacarta com destino à cidade de Pontianak


R7

Publicada em: 09/01/2021 11:47:00 - Atualizado


MUNDO - O presidente da Assembleia Consultiva do Povo da Indonésia, Bambang Soesatyo, confirmou a queda de um avião da companhia área local Sriwijaya Air, com 62 pessoas a bordo, neste sábado (9), informa a agência de notícias estatal Antara.

O voo SJ182 decolou do aeroporto de Jacarta às 14h35 (4h35, no horário de Brasília) com destino à cidade de Pontianak, na ilha de Bornéu, mas perdeu contato com a torre de controle cerca de cinco minutos após a decolagem.

Autoridades confirmaram que havia 62 pessoas a bordo — sete crianças e três bebês —, além de 12 tripulantes.

Imediatamente as buscas começaram nas proximidade de Mil Ilhas, onde possivelmente ocorreu a queda na expectativa de encontrar sobreviventes e destroços.

A agência indonésia de busca e resgate, Basarna, enviou uma equipe para o local onde ocorreu o último ponto de contato da aeronave com a torre.

"Atualmente, nosso pessoal já está em campo e encontrou várias partes do avião, e o obstáculo que enfrentamos hoje é o problema com a visibilidade, porque é noite", explicou o chefe-ajunto de Operações e Preparação da Basarnas, Bambang Suryo Aji.

Ele também acrescentou que o ELT (transmissor localizador de emergência) da aeronave não estava emitindo sinais, o que dificultava ainda mais as buscas.

O governador da região falou que moradores relataram um barulho de explosão.

Dados do site de monitoramento de voos Flighradar24 mostram que o Boeing possivelmente caiu após atingir cerca de 3.300 m de altitude, ainda quando iniciava a subida para voo de cruzeiro.

O avião estava em operação havia 26 anos e oito meses. Pertenceu à antiga Continental Airlines, dos Estados Unidos, sendo incorporado à frota da United em 2010, após a fusão entre as duas empresas. Em 2012, o equipamento passou para a Sriwijaya Air.

Logo após a queda, pescadores encontraram emaranhados de cabos, que poderiam ser os primeiros destroços do Boeing-737-500.


Fale conosco