Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 14 de janeiro de 2025
Nesta quarta-feira (24), o Ministério da Saúde da Índia informou que uma nova variante “mutante dupla” do coronavírus, ainda não catalogada, foi detectada no país.
A pasta afirmou que, até o momento, essas novas variantes não explicam o rápido crescimento de casos e mortes por Covid-19 na Índia. Nesta quarta-feira, foram relatadas 47.262 novas infecções, o maior número de casos registrados em um único dia desde novembro, e 275 mortes pela doença, o maior número em 2021.
“Embora variantes preocupantes e uma nova variante dupla mutante tenham sido encontradas na Índia, elas não foram detectadas em números suficientes para estabelecer ou direcionar a relação ou explicar o rápido aumento de casos em alguns estados. Sequenciamento genômico e estudos epidemiológicos continuam para aprofundar a análise da situação”, informou o Ministério da Saúde indiano.
Várias amostras de cepas já sequenciadas em outros países também foram identificadas em 18 estados, inclusive um caso da variante brasileira P1.
Uma mutação dupla significa que duas mutações ocorreram em uma mesma linhagem de vírus – no caso da variante identificada na Índia, as mutações E484Q e L452R que, de acordo com autoridades de saúde do país, podem permitir que o vírus escape ao sistema imunológico e se torne mais infeccioso.