Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 15 de janeiro de 2025
MUNDO: As novas infecções por coronavírus na Índia atingiram um recorde na quarta-feira (15), quando multidões de peregrinos se reuniram para um festival religioso, apesar da falta de oxigênio em alguns hospitais e restrições estritas em outras áreas.
O país notificou mais de 200.000 casos nas últimas 24 horas, conforme os dados do Ministério da Saúde, elevando o total de infecções para 13,9 milhões. As mortes aumentaram de 1.027 para um número de 172.085.
Depois de relatar menos de 10.000 casos por dia no início deste ano, a Índia foi o país mais atingido do mundo desde 2 de abril. O governo culpa uma falha generalizada em dar atenção às restrições ao movimento e à interação social.
O aumento nos casos ocorre no momento em que o estado mais rico da Índia, Maharashtra, o epicentro da segunda onda nacional, deve entrar em um bloqueio total à meia-noite (horário local), no qual permanecerá até o final de abril para conter a propagação. O estado é responsável por cerca de um quarto do total de casos de coronavírus do país.
Na quarta-feira, Mumbai, a capital comercial da Índia, estava repleta de compradores, estocando antes que o bloqueio entrasse em vigor.