• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 24 de setembro de 2024

Índia tem novo recorde de mortes por Covid e supera 250 mil óbitos

É o 21º dia consecutivo com mais de 300 mil novos casos.


G1

Publicada em: 12/05/2021 15:18:36 - Atualizado

A Índia registrou um novo recorde diário de mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (12) e superou a marca de 250 mil vítimas do novo coronavírus desde o início da pandemia.

Foram 4.205 óbitos nas últimas 24 horas, o que eleva o total de vítimas para 254 mil, e mais 348.421 novos casos, fazendo o número de infectados passar de 23,3 milhões, segundo o governo indiano.

É o 21º dia consecutivo com mais de 300 mil novos casos.

Mas, apesar dos números astronômicos, há fortes indícios de subnotificação — sobretudo de mortes. Especialistas acreditam que os números reais podem ser de cinco a dez vezes maiores.

O segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, sofre há mais de um mês com hospitais abarrotados e crematórios que não conseguem atender ao volume de corpos.

Para piorar, a pandemia agora se espalha pelo vasto interior rural do país, que concentra dois terços da população, e há uma crescente preocupação mundial com a variante indiana.

A pandemia parece estar atingindo um platô nas grandes cidades, mas ainda faltam leitos, oxigênio e remédios nos hospitais, que não conseguem atender à demanda de pacientes.

Pessoas morrem em casa ou dentro de ambulâncias, à espera de atendimento médico, e familiares são obrigados a pagar pelos suprimentos médicos e até pela lenha usada nos crematórios.

Diversas cidades têm feito cremações em massa e até a noite, e o número de cerimônias sob os protocolos da Covid-19 são muito maiores do que o de vítimas dos balanços oficiais do governo.


Fale conosco