• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Estados Unidos: Ameaça de ataque nuclear da Coreia do Norte está se acelerando


OGlobo

Publicada em: 28/10/2017 08:11:05 - Atualizado

MUNDO- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, afirmou neste sábado que a ameaça de um ataque com um míssil nuclear norte-coreano está se acelerando. Em declarações em Seul junto ao ministro de Defesa da Coreia do Sul, Song Young-moo, Mattis acusou o regime de Kim Jong-un de manter programas — nuclear e bélico — ilegais e desnecessários e prometeu derrotar qualquer eventual ataque.

A autoridade americana sustentou que a Coreia do Norte ignora a lei, e os Estados Unidos nunca aceitarão que o país asiático se torne uma potência nuclear.

O secretário de Defesa disse ainda, independentemente do que possa tentar Pyongyang, o regime será superado pela potência de fogo e a coesão da aliança formada há décadas entre Coreia do Sul e EUA. Como defendeu por toda sua viagem pela Ásia, que incluiu visitas a Tailândia e Filipinas, Mattis afirmou que a diplomacia continua sendo a forma preferencial para lidar com a Coreia do Norte.

— Não se enganem, qualquer ataque contra os Estados Unidos ou contra nossos aliados será derrotado — disse Mattis em entrevista coletiva — Qualquer uso de uma arma nuclear por parte do Norte receberá uma resposta militar em massa, efetiva e arrasadora — alertou o secretário da Defesa.

Ele ainda acusou Kim Jong-un de ter um comportamento de "foragido", mas não mencionou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também tenha elevado o tom de suas declarações. Trump advertiu Pyongyang em agosto para não fazer mais ameaças aos Estados Unidos e, caso o faça, vai se deparar com "fogo e fúria como o mundo jamais viu".

Trump chegou à Casa Branco declarando seu compromisso em resolver a crise norte-coreana e garantindo que teria o êxito que seus antecessores não tiveram. Seu governo já tentou pressiona a Coreia do Norte com sanções no Conselho de Segurança da ONU e outros esforços diplomáticos, mas o regime asiático não recuou em seu objetivo de conseguir um arsenal nuclear com mísseis capazes de alcançar o território continental americano.

Se Trump mantiver sua promessa de impedir o avanço nuclear da Coreia do Norte, algum dos lados terá de mudar de posição: seja um limite negociado sobre as ambições de Pyongyang ou que Washington aceite a Coreia do Norte como potência nuclear.

A outra alternativa seria uma ação militar americana para neutralizar ou eliminar os equipamentos nucleares norte-coreanos, uma possibilidade que traria altos riscos a Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.





Fale conosco