Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 23 de janeiro de 2025
MUNDO: O alto representante da União Europeia para Relações Exteriores, Josep Borrell, assegurou nesta quinta-feira (17) que "os bombardeios começaram em algumas partes da fronteira" no leste da Ucrânia, mas ressaltou que os países do bloco não aprovarão sanções contra a Rússia até que "o nível de intensidade da agressão assim exigir".
"Tivemos notícias sobre a retirada das tropas [russas], mas não há provas disso", disse Borrell após uma reunião dos chefes de Estado e de governo da União Europeia para discutir a tensão em torno da Ucrânia, na qual não foi tomada nenhuma decisão.
"O que temos evidência e estamos muito preocupados é o aumento dos combates e bombardeios pesados em algumas partes da fronteira, exatamente a parte que visitei no início de janeiro", disse Borrell, em relação à visita que fez à linha de contato no leste da Ucrânia.
O chefe da diplomacia europeia também destacou que "nas últimas horas" foi constatada "muita desinformação da Rússia para criar uma atmosfera de ataques contra russos nesta parte da Ucrânia".