• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 24 de janeiro de 2025

Polícia canadense prende 70 pessoas em ato de caminhoneiros antivacina em protesto em Ottawa

Grupo antivacina autodenominado como "comboio da liberdade" protesta contra medidas anticovid do governo canadense.


G1

Publicada em: 19/02/2022 10:22:40 - Atualizado


MUNDO -A polícia do Canadá deteve nesta sexta-feira (18) mais de 100 manifestantes durante uma operação que busca pôr fim ao prolongado protesto contra as medidas sanitárias anticovid em Ottawa, informou o chefe de polícia da cidade.

O comandante da polícia, Steve Bell, informou em entrevista coletiva que os manifestantes "foram acusados de múltiplos crimes, entre eles vandalismo." Bell acrescentou que a operação ocorria "como planejado", mas que levaria "tempo".

"Temos a situação sob controle e continuamos avançando para desobstruir nossas ruas", acrescentou, confirmando que não houve feridos.

Centenas de policiais se mobilizaram diante dos manifestantes que se recusavam a liberar as ruas do centro de Ottawa, apesar das inúmeras advertências e da proclamação do estado de emergência contra o movimento.

Onda de prisões

Durante o último domingo, a polícia do Canadá disse que havia prendido parte dos caminhoneiros que bloqueavam uma importante rota comercial na fronteira com os Estados Unidos.

Manifestante coloca bandeiras em caminhões durante protesto em Ottawa, Canadá, pelo fim das restrições da Covid em foto de 7 de fevereiro de 2022 — Foto: Justin Tang/The Canadian Press via AP

No sábado (12), a polícia canadense começou a operação para a retirada dos caminhoneiros que bloqueiam a fronteira com os Estados Unidos em uma manifestação antivacina.

A ponte que liga os dois países está bloqueada há pelo menos dez dias, e a ação policial teve início mais de 12 horas depois que a Justiça ordenou o fim do bloqueio.

Protesto de caminhoneiros no Canadá: entenda em 3 pontos

A Ambassador Bridge é a passagem de fronteira terrestre mais movimentada da América do Norte. Cerca de 15 caminhões, carros e vans bloquearam o tráfego em ambas as direções

"Pedimos a todos os manifestantes que ajam dentro da lei e de forma pacífica", disse a polícia de Windsor em um tweet.

Medidas de emergência

Montagem de fotos com Justin Trudeau e caminhoneiro em protesto — Foto: Patrick Doyle e Lars Hagberg/Reuters

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, acionou na última segunda-feira (14) a lei de emergências para lidar com os protestos de caminhoneiros no país.

O mecanismo, chamado de "Emergencies Act", nunca havia sido usado antes na história do país. A lei dá ao governo federal mais poderes para lidar com os manifestantes antivacina.



Fale conosco