Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 24 de janeiro de 2025
MUNDO: O Ministério do Interior da Ucrânia anuncia que 10 mil fuzis automáticos foram distribuídos a civis em Kiev, capital da Ucrânia e coração do poder no país (foto em destaque).
O governo ucraniano autorizou civis a portarem armas após a aprovação de um decreto de estado de emergência válido por 30 dias, editado na quarta-feira (23/2). É mais uma medida diante da tensão geopolítica no Leste Europeu.
A Ucrânia contabiliza 57 mortos e 169 feridos após bombardeios provenientes da Rússia e iniciados na madrugada desta quinta-feira (24/2). As informações foram divulgadas por agências internacionais de notícias.
Segundo dados preliminares fornecidos pelo Ministério da Defesa do país, o governo ucraniano afirma ter sofrido ao menos 203 ataques russos desde o início da invasão.
Os bombardeios russos se intensificaram nas últimas horas e as tropas já se aproximam de Kiev. Além disso, os militares tomaram o controle da região onde ficava a usina radioativa de Chernobyl.
O governo ucraniano preocupa-se, sobretudo, com um depósito de resíduos nucleares que existe no local. Chernobyl sofreu um grave desastre nuclear em abril de 1986.
De acordo com o Ministério da Defesa russo, 74 instalações militares ucranianas foram destruídas até o momento, incluindo 11 bases aéreas.