Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 24 de janeiro de 2025
MUNDO: A Rússia fechou seu espaço aéreo para as companhias aéreas da Bulgária, Polônia e República Tcheca. A medida é uma represália aos países, que adotaram o mesmo procedimento em seus territórios para aviões russos, segundo a agência de notícias Reuters.
A Rússia também baniu todas as companhias aéreas britânicas de seu espaço aéreo em retaliação à proibição de Londres de voos para o Reino Unido pela empresa russa Aeroflot.
A companhia aérea da Letônia airBaltic decidiu interromper todos os voos para a Rússia até 26 de março devido ao aumento do risco em meio à invasão da Ucrânia, informou a empresa neste sábado.
"A segurança de nossos passageiros e funcionários é a principal prioridade da airBaltic", informou.
Na sexta-feira (25), Polônia, República Checa e Bulgária anunciaram a decisão de fechar seu espaço aéreo para as companhias aéreas russas.
Da mesma forma, a companhia aérea polonesa LOT anunciou a suspensão de seus voos para Moscou e São Petersburgo.
A Ucrânia fechou seu espaço aéreo para voos civis na quinta-feira (23) depois que a Rússia lançou uma invasão terrestre, marítima e aérea ao país, enquanto o regulador de aviação da Europa alertou sobre os perigos de voar em regiões fronteiriças.
Sites de rastreamento de voos, como o FlightRadar24.com, mostraram o espaço aéreo da Ucrânia vazio. O tráfego aéreo era contornado por corredores lotados ao norte e oeste do país.