Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 24 de janeiro de 2025
MUNDO: As Nações Unidas estimam que mais de 10 milhões de pessoas podem acabar fugindo de suas casas na Ucrânia, incluindo quatro milhões que podem cruzar a fronteira para países vizinhos, segundo um comunicado.
“Nossos colegas nos dizem que as necessidades na Ucrânia estão crescendo e se espalhando a cada hora. Eles alertam que, embora a escala e o escopo do deslocamento ainda não estejam claros, esperamos que mais de 10 milhões de pessoas possam fugir de suas casas se a violência continuar, incluindo 4 milhões de pessoas que podem cruzar fronteiras para países vizinhos”, disse o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, em comunicado.
Alguns funcionários essenciais da ONU foram realocados para fora de Kiev, na Ucrânia, para que possam continuar prestando assistência humanitária “com o mínimo de interrupção” e também para “reduzir o risco”, segundo o comunicado, mas Dujarric disse que alguns funcionários permanecem na capital de Kiev.
“Nossos colegas humanitários enfatizam que, para ampliar nossas operações, precisamos de acesso seguro e desimpedido a todas as áreas afetadas pelo conflito”, disse Dujarric.
Um milhão de refugiados fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, segundo afirmou alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, em na noite desta quarta-feira (2).
“Em apenas sete dias, testemunhamos o êxodo de um milhão de refugiados da Ucrânia para países vizinhos”, escreveu Grandi nas redes sociais. “Para muitos outros milhões, dentro da Ucrânia, é hora de silenciar as armas, para que a assistência humanitária que salva vidas possa ser fornecida”, acrescentou.