• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 2 de fevereiro de 2025

Londres convoca crianças de 12 meses a 9 anos para vacinação contra a poliomielite

Decisão tomada após amostras do vírus terem sido encontradas em águas residuais da cidade;


R7

Publicada em: 10/08/2022 15:27:23 - Atualizado


MUNDO - Todas as crianças na faixa etária de 12 meses e nove anos, que moram em Londres, vão receber a vacina contra a poliomielite. A medida surgiu após a detecção do vírus causador da doença em águas residuais, conforme anunciaram nesta quarta-feira as autoridades de Saúde do Reino Unido.

O patógeno que provoca paralisia e, em alguns casos, pode levar à morte, foi identificado em fevereiro deste ano nas águas residuais de diversos bairros da capital britânica, o que levou a adoção de um programa urgente de vacinação.

No Reino Unido, a poliomielite foi declarada como oficialmente erradicada em 2003, mas as autoridades observaram um crescente aumento de mostras encontradas nas águas residuais da cidade de Londres.

    De acordo com a UKHSA (Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido, pela sigla em inglês), a campanha vai se restringir à capital do país, já que o risco geral de poliomielite paralítica é considerado baixo nacionalmente, porque a maioria das pessoas está protegida por vacinação.

    em colaboração com a MHRA (Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos Sanitários), encontrou o poliovírus em mostras de águas residuais nas áreas de Barnet, Brent, Camden, Enfield, Hackney, Haringey, Islington e Waltham Forest.

    Segundo as autoridades, os níveis do vírus encontrados e sua "diversidade genética" sugerem "alguma transmissão do vírus nestes distritos". Médicos deverão entrar em contato com pais e pessoas responsáveis por menores de idade nos próximos 30 dias, para oferecer a eles a vacina.

    O objetivo do programa é reduzir o risco de que um menor possa ser infectado e também aumentar o nível de imunidade, visando eliminar que o vírus possa se propagar.

    A especialista em epidemiologia da UKHSA, Vanessa Saliba, disse nesta quarta-feira que todas as crianças de um a nove anos precisam "agora" da vacina, seja como reforço ou para ficarem em dia com a imunização.

    A representante do órgão indicou que o risco de contágio para a maioria da população que está vacinada é considerado "baixo", mas pontuou que é "vital" que os pais e mães garantam que as crianças estejam vacinadas.

    Na última semana, o governo de Nova York, nos Estados Unidos, também convocou a população de todas as idades para se vacinarem, após o surgimento de um infectado, adulto Condado nova-iorquino de Rockland.

    No Brasil, começou na última segunda-feira e vai até o dia 9 de setembro a campanha de vacinação contra a poliomielite. A doença foi considerada erradica por aqui em 1994, sendo que o último caso confirmado foi em 1989.


    Fale conosco