• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de novembro de 2025

Chefe de facção morre em confronto durante megaoperação em Rondônia

Segundo informações do MP, os agentes foram até a casa do suspeito para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão...


Redação

Publicada em: 12/11/2025 17:20:49 - Atualizado

Esposa do chefe de organização criminosa é baleada e socorrida de helicóptero em RO

Um homem apontado como líder de uma organização criminosa envolvida em extorsões, torturas e desmatamento na zona rural de Porto Velho morreu após trocar tiros com policiais durante uma megaoperação deflagrada nesta quarta-feira (12) pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e forças de segurança.

Segundo informações do MP, os agentes foram até a casa do suspeito para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão. 

O homem reagiu ao ser informado da prisão, empunhando uma pistola calibre 9mm, e acabou sendo baleado. A esposa dele também foi atingida na perna e socorrida de helicóptero para um hospital na capital.

As investigações apontam que o suspeito tinha ligação com a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), mas o MP-RO esclarece que nem todos os investigados pertencem à organização. O coordenador do Gaeco, procurador Anderson Batista de Oliveira, explicou que o movimento social tem sido usado como fachada por grupos que buscam lucro com atividades criminosas.

A operação, que acontece simultaneamente em Rondônia, Mato Grosso, Amazonas e Pará, visa cumprir 50 mandados de prisão temporária, 120 de busca e apreensão e bloquear bens avaliados em cerca de R$ 2 bilhões. Um vereador de Nova Mamoré está entre os presos.

De acordo com as investigações, 12 suspeitos movimentaram mais de R$ 110 milhões em contas bancárias. 

Veículos, tratores, maquinários e rebanhos foram apreendidos. A apuração começou em setembro de 2022, após denúncias de extorsões contra produtores rurais na região de Nova Mutum Paraná.


Fale conosco