• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025

Pela primeira vez na história de RO, PM´s serão nomeados após dois meses de formados

Em vídeo divulgado no final da tarde dessa terça-feira (27) na rede social, governador disse que os novos policiais serão contratados somente em novembro


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 28/08/2019 13:02:15 - Atualizado

RONDÔNIA - Em vídeo divulgado no final da tarde dessa terça-feira (27), o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (PSL) anunciou que os 399 policiais aprovados no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e que foram apresentados na última quinta-feira (22), irão ser nomeados somente no mês de novembro.

O anúncio do governador veio após uma reunião de Comissões na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) realizada na manhã dessa terça-feira (27) que tratou, entre outros, este assunto. Na ocasião, o deputado cabo Jhony Paixão (PRB) relatou que é a primeira vez, que aprovados no Concurso da Polícia Militar, após a academia, não sabem se serão efetivados. “É inaceitável!", rechaçou.

Segundo informações extra-oficiais, também é a primeira fez na história da PM do estado que uma turma será nomeada dois meses após a formação. A insatisfação com a notícia, é quase inânime. “É ou não é uma sacanagem?”, questionou um dos formandos, que prefere não ser identificado.

“Não era bem o que esperávamos. Não sei se fico feliz ou choro”, disse outro formando.

Na live feita ontem (confira na íntegra abaixo), Marcos Rocha disse que entrou em contato com os secretários da Casa Civil, Sesdec (Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania), Planejamento e Finanças para que viabilizassem a convocação de todos os policiais que se formaram no último curso e mesmo admitindo que, “não pra alguém terminar um Curso de Polícia Militar e ficar aguardando ser chamado”, disse que determinou que fossem feitos cortes “por dentro” para que assim, fossem feitas as contratações de todos os formandos.

Déficit

O Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar teve início em 10 de dezembro de 2018, tendo várias etapas do treinamento militar: instruções teóricas e práticas de abordagem, armamento, tiro defensivo, entre outras matérias essenciais ao desenvolvimento da profissão.

A ampliação de vagas dos policiais militares aprovados no último Concurso da PM/RO realizado ainda em 2014 vem sendo debatida no Legislativo Estadual há quase um bom tempo. Várias manifestações foram realizadas pela Comissão dos aprovados no certame em diferentes ocasiões.

Segundo dados do próprio Comando da Polícia Militar do Estado, apresentado nos debates na Casa de Leis no ano passado, a corporação conta com pouco mais de 5 mil policiais. Porém do efetivo, apenas 3.850 estão em atividade. O relatório, apresentado pelos parlamentares mostra ainda, que é previsto em Lei um efetivo necessário de 8.638. Ou seja, o déficit é de aproximadamente 4.800 policiais e mesmo com a contratação dos novos policiais, a demanda fica bem aquém do necessário.

CONFIRA O VÍDEO DO GOVERNADOR:



Fale conosco