Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
CACOAL, RONDÔNIA - Um túnel de aproximadamente 1,5 m de profundidade foi localizado por agentes penitenciários nesta terça-feira (5), no mini presídio de Cacoal (RO).
Para escavar, os presos utilizaram ferramentas artesanais feitas com restos de ventiladores e outros materiais.
Já a terra retirada do local, era escondida em sacos feitos com lençóis e camisetas. A direção da unidade acredita que apenados deveriam fugir entre a noite desta terça-feira e a madrugada da quarta-feira.
Conforme o diretor do presídio Fabiano Cardoso, o túnel foi escavado na cela 12 do pavilhão do regime fechado seguro, e um foi buraco aberto na parede do banheiro, interligando com a cela 11, que fica ao lado.
Ao todo, 32 apenados cumprem pena nas duas celas.
“O túnel que foi descoberto durante uma revista. Tinha aproximadamente 1,5 m de profundidade e dava acesso ao muro da casa de detenção. Acredito que entre a noite desta terça-feira e a madrugada da quarta-feira eles fugiriam da unidade pelo local”, conta.
Ainda de acordo com Fabiano, os apenados utilizaram facas artesanais feitas com restos de ventiladores e outros materiais para escavar ferramentas artesanais e a terra retirada era escondida em sacos feitos de lençóis e camisetas.
Uma corda artesanal produzida com lençol, conhecida como 'teresa', também foi encontrada na cela. Segundo a direção do presídio, ela seria usada na fuga.
“Depois que eles conseguissem sair do túnel até o pátio, eles usariam a corda para escalar o muro e fugir para a rua”, revela.
A direção do presídio investiga os possíveis líderes da ação para tomar providências.