Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RONDÔNIA - Elaborado pelo Ministério da Defesa, Porto Velho poderá ganhar no ano de 2018 um Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico.
De acordo com informações do Censipam, o sistema está sendo implantado em Belém (PA) e pode ser introduzido em outras cidades da região Amazônica, como Santarém (PA), Macapá (AP) e São Luís (MA).
A novidade funcionará da seguinte forma: o sistema fornecerá informações hidrometeorológicas para a Amazônia com intuito de monitorar e prever diariamente as condições dos rios e a ocorrência de tempestades severas que possam ocasionar alagamentos e inundações nas áreas urbanas, como a grande enchente do Madeira, em 2014.
Outra área que será beneficiada é o da navegação fluvial, tanto aquela destinada à mobilidade humana, como de transporte de cargas. Este seguimento terá à disposição, informações sobre o monitoramento e previsão de tempestades severas nas áreas de grande navegabilidade, áreas essas, em que esses eventos potencializam as condições agitadas dos rios podendo ocasionar desastres de grandes consequências.