Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO RO - No Programa a Voz do Povo desta segunda-feira (13/12), apresentado pelo Advogado e Jornalista Arimar Souza de Sá, o entrevistado foi o coronel Alexandre Almeida, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia.
Almeida abriu a entrevista discorrendo sobre as atividades da corporação durante este ano, fazendo um apanhado sobre os pontos centrais de sua gestão fundamentados principalmente na redução dos índices de violência em todo o Estado.
O comandante disse que sua luta é para que a PM seja uma polícia de excelência e sempre pautada no respeito ao cidadão e cada vez mais próxima da comunidade. Para isso, sua equipe tem feito uso tecnológico da inteligência, atendendo onde é mais necessário, no horário preciso, e nos pontos estratégicos onde a violência acontece, freando as ocorrências mais rotineiras nas cidades de todas as regiões de Rondônia.
FORAGIDOS / TORNOZELEIRA ELETRÔNICAS
O coronel Almeida explicou que a PM fez mais de 300 apreensões nos últimos dias de foragidos da justiça, que estavam nas ruas, e na criminalidade. “Isso também é significativo para que o trabalho da polícia seja mais efetivo, e de fato, os índices de violência possam ser controlados”, argumentou.
Disse, também, das constantes batidas feitas, e no trabalho da detenção e apreensão de armas nas mãos de criminosos. “Isso reduz muito e previne futura ação dos infratores”, apontou. "Buscamos trabalhar em conjunto com a Polícia Penal, e estamos sempre monitorizando os criminosos que estão com tornozeleiras eletrônicas em casa, para que se mantenham na linha", sentenciou.
Almeida destacou mais de 100 mil casos atendidos de diferentes ocorrências, e de diversos tipos de dificuldades na ação das guarnições. Frisou que o combate ao crime também passa pela atenção especial da PM de Rondônia na faixa de fronteira, aonde a presença policial foi reforçada nos 27 municípios.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
Questionado sobre os incessantes casos de violência contra a mulher na capital e no interior, do estado o Comandante, destacou que o trabalho da PM nesse sentido é de excelência, com a criação até de uma Central Estadual de Atendimento e Prevenção de Violência Doméstica e Familiar, que opera com pessoal treinado e especializado. “Foi criado até o aplicativo chamado Botão do Pânico, que a mulher vítima pode acionar a polícia de forma imediata, e uma guarnição vai até ela junto a um policial especializado nesse tipo de abordagem”, assentiu.
REFORÇOS NOS PONTOS DE VIOLÊNCIA EXTREMA NA CAPITAL
Sobre denúncias feitas por populares que ligaram relatando situações de violência, e falta de segurança, particularmente em residenciais como: Orgulho do Madeira, Morar Melhor e Cristal da Calama, o policial e chefe do Comando Geral, foi tácito, “Estamos reforçando o posicionamento nestas áreas específicas, e aumentando o número de rondas" e complementou: “Nestes setores aonde existe grande aglomerado de pessoas vamos coibir ainda mais a violência extrema. Temos feito operações nas quais líderes foram presos para frear situações de ocorrências nessas localidades”, garantiu.
TORRES DE VIGILÂNCIA
O coronel Almeida adiantou uma novidade, que vai ser a criação e construção de Totens ou Torres de Vigilância para atender dentro do Residencial Orgulho do Madeira. “São modernas torres de vigilância policial, com aparelhadas com câmeras, alarme, e sensores que operam com sistema avançado de anti-vandalismo que estão em processo de aquisição pela Sesdec – Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania”, enfatizou.
No final da entrevista o apresentador destacou o prestígio do comandante com os ouvintes do programa que teceram diversos elogios à sua atuação frente à Corporação no Estado. Dentre estes, de que a Polícia Militar nunca teve um comandante tão prestigiado, tanto pelos "Praças", quanto pela população.
Ao agradecer o prestígio com os ouvintes ele dividiu os louros dessa conquista com sua equipe, destacando o apoio que recebe do governador Marcos Rocha.
Acompanhe todos os dias na Rádio Caiari, 103,1 a partir do meio dia, ou ouça pelo site rondonoticias.com.br - live ao vivo - ou envie mensagem pelo telefone: 9 9214 5306.
Veja a entrevista na íntegra: