Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
PORTO VELHO,RONDÔNIA- O deputado Lazinho da Fetagro (PT) expressou, em sessão na tarde desta terça feira (7), sua preocupação com a bacia leiteira no Estado, que está sendo discutida constantemente na Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) da Assembleia Legislativa por ser alvo de um ‘cartel leiteiro’.
O parlamentar ressaltou que o maior problema no Estado é o monopólio de grandes empresas. “Antes, havia um Conselho que reunia os empresários e os produtores para discutir os valores e demais questões, porém as empresas saíram”, explicou Lazinho.
Em uma das últimas reuniões sobre o caso foi sugerido ao Governo, como solução, a volta dessas empresas ao Conselho, porém as mesmas não quiseram. Hoje, os produtores não possuem grandes incentivos para a produção leiteira, pois o valor pago pelas grandes companhias é um dos menores do país.
“É um absurdo o valor que eles pagam aqui. Iremos convocar na próxima reunião os donos de laticínios para poder nos informar o que está acontecendo com essa cadeia leiteira”, argumentou Lazinho. Ele afirmou que irá pedir informações quanto aos inventivos fiscais dados pelo governo do Estado, que não retornam a mão do produtor. “Eles recebem benefícios do governo do Estado, que seria para repassar para os produtores, como isenção de alguns impostos, mas esse dinheiro nunca vai parar as mãos de quem é de direito”.
Lazinho falou também sobre a deficiência elétrica que existe em Rondônia nas linhas rurais. “Hoje 100% das linhas têm problemas nas redes elétricas para atender o produtor, porque a energia é insuficiente”.
O deputado declarou que, enquanto problemas como este não forem resolvidos, o pedido para um aumento de turbinas nas hidrelétricas não irá ser aprovado na Assembleia Legislativa.