Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 22 de abril de 2025
PORTO VELHO (RO) - Uma pesquisa estimulada para o governo de Rondônia publicada nesta última semana pelo instituto Paraná Pesquisa apontou um cenário totalmente diferente do pleito 2026 caso o ex-governador Ivo Cassol consiga disputar a corrida eleitoral após entregar a cadeira de Senador no ano de 2019.
Vale destacar que Cassol aguarda a votação do Congresso Nacional que pode alterar as normas da Ficha Limpa, reduzindo o período de inelegibilidade e automaticamente o colocando na corrida eleitoral.
Na pesquisa, Cassol aparece empatado tecnicamente com o senador Marcos Rogério (PL). Porém, em todos os cenários onde Rogério não aparece, Ivo Cassol surge como o líder nas intenções de votos.
Com isso, fica bastante evidente dentro dos bastidores da política rondoniense que o fator Cassol pode ser determinante em 2026, tanto para a sua eleição, quanto para a eleição de um possível candidato que receba o seu apoio direto, sendo Hildon Chaves (PSDB), o mais cotado para ser esse nome.
Tudo dependerá de como o Congresso Nacional irá se manifestar em relação à essa Lei que está sendo analisada, que em caso de aprovação, colocará muitos candidatos considerados “mortos” para 2026 no páreo da corrida eleitoral.