• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 4 de julho de 2025

"Quando eu vou a Porto Velho não é notícia", diz presidente do STF, Luís Barroso

Ele está em Portugal, onde participa de um evento


Redação

Publicada em: 04/07/2025 07:31:55 - Atualizado


BRASÍLIA (DF) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, concedeu uma entrevista à imprensa durante a sua participação em um evento realizado em Lisboa, capital de Portugal, nesta última quinta-feira (3) e criticou o sensacionalismo da mídia com as suas viagens internacionais. 

De acordo com Barroso, ele visita várias cidades e comunidades por todo o Brasil, e citou a capital de Rondônia, Porto Velho, como uma dessas localidades onde ele vai e a imprensa nacional não se interessa em noticiar.

"Eu recebo os representantes dos quilombolas, e ainda recentemente fui ao Quilombo dos Palmares, assim como fui a Xapuri, no Acre, assim como fui a Humaitá, na Amazônia, assim como fui a Altamira, fui a Rio Branco, fui a Porto Velho. Isso não é notícia. Quando eu venho a Lisboa, é notícia", falou Luís Roberto Barroso.

Ele ainda declarou ser favorável a penas menores a muitos dos condenados pelos atos do 8 de janeiro, à exemplo do jornalista e policial militar rondoniense, William Ferreira, que foi condenado a 14 anos de prisão por tentativa de quebra do estado democrático, entre outros crimes alegados. 

"Em relação ao 8 de Janeiro, eu mesmo apoiei a modificação da legislação para reduzirem-se as penas e quase todos serem soltos. Na votação, eu votei vencido. Não acumulei [condenações pelos crimes de] golpe de Estado com abolição violenta do Estado de Direito. Eu dei penas menores do que as que prevaleceram. E agora há um projeto sendo discutido no Congresso para fazer prevalecer esse entendimento", declarou Luís Roberto Barroso.

Barroso veio a Porto Velho no último dia 25 de julho, onde palestrou para estudantes da Escola Estadual Murilo Braga e participou da 1ª Edição do Prêmio "Mulheres Negras que Escreveram História em Porto Velho", e do encontro "Diálogos da Magistratura", ambas na Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron). 

Sua visita foi amplamente divulgada pela mídia, porém, sem grandes destaques nas pautas dos noticiários nacionais.


Fale conosco