Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
RONDÔNIA: Estamos há exatamente 52 dias do pleito eleitoral que definirá os nomes de quem representará o povo no Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e Governo do Estado. A campanha política está autorizada a ganhar as ruas a partir de hoje, 16, e em Rondônia o que não falta são candidatos.
Para comandar o estado, por exemplo, são nove candidatos que registraram a postulação junto ao TRE/RO, com as mais diferentes coligações. Apesar de estar apto ao pleito, atual governador, Daniel Pereira (PSB) optou por não disputar à reeleição, mas vem se resguardando eleitoralmente para uma eventual necessidade, com forte articulação que vem sendo comandada pelo chefe da casa civil;
A surpresa deste ano foi ausência do Partido dos Trabalhadores na disputa ao Palácio Rio Madeira, optando apenas em ser vice na chapa encabeçada pelo recorrente candidato Pimenta de Rondônia (Psol).
O MDB tem como candidato o deputado e presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho, cujo vice é o ex-secretário de Finanças do Estado, Wagner Garcia, numa chapa pura. O PSDB de Expedito Júnior também vai de chapa puro sangue, com o jovem o Vereador da capital, presidente da Câmara, Maurício Carvalho como vice.
O Senador Acir Gurgacz (PDT) fechou uma ampla coligação e terá o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Neodi Oliveira (DC) como candidato a vice.
O Rede Sustentabilidade coligado com o PPS tendo o advogado e professor Vinicius Raduan como candidato e o empresário de Rolim de Moura, Jaime Kalb como vice.
O PSL vai de chapa pura com o Coronel Marcos Rocha ao governo e o empresário José Jodan como vice. O servidor público Pedro Nazareno concorre pelo PSTU. O Coronel Charlon da Rocha é candidato ao governo pelo PRB e tem como vice Trezinha da Silva. O Partido da Mulher Brasileira (PMB) de forma discrepante, lança dois homens ao executivo nacional: Valclei Queiroz e Anderson Cleito.
A partir de hoje, 16, está liberada a campanha nas ruas. Assim como na eleição de 2016, estão proibidos os cavaletes com propaganda eleitoral em vias públicas, bem como outdoor em tamanho desproporcional ao especificado em lei. A propaganda oficial de rádio e televisão começa no próximo dia 31.