• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 16 de setembro de 2024

16 candidatos concorrem a duas vagas no Senado da República por Rondônia


ROdinamica

Publicada em: 20/08/2018 09:22:36 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - Em 2018, os eleitores de Rondônia vão poder escolher dois senadores. Veja a lista dos candidatos confirmados em convenção e com candidaturas registradas na Justiça Eleitoral.

Aluízio Vidal (REDE)

A Rede Sustentabilidade (REDE) tem como candidato ao Senado, Aluízio Vidal Flor. Atualmente, ele é pastor presbiteriano e psicólogo. Já foi candidato a senador em 2010 e 2014 e a prefeito de Porto Velho pelo PSOL em 2012. Aluízio nasceu em Dourados (MS) e mora em Rondônia há 28 anos. É casado e pai de duas filhas. Disputará ao senado por Rondônia pela primeira vez.

Bosco da Federal (PPS)

O Partido Popular Socialista (PPS) lançou como candidato ao Senado o policial federal João Bosco da Costa. O candidato da sigla já se candidatou ao cargo de deputado federal, e a vereador em 2016 pelo Democracia Cristão (DC). Hoje, no PPS, o também advogado tentará uma das vagas do Senado pela primeira vez. Natural do Rio Grande do Norte, João Bosco chegou em Rondônia na década de 1980.

Carlos Magno (PP)

O Partido Progressista (PP) tem Carlos Magno Ramos como candidato ao Senado. Eleito em 1997 como prefeito de Ouro Preto D’Oeste (RO), também foi eleito deputado federal em 2010. Em 2014, disputou o governo de Rondônia como vice pelo PP, mas perdeu a eleição.

Confúcio Moura (MDB)

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lançou ao Senado o ex-governador Confúcio Aires Moura, eleito duas vezes consecutivas como governador de Rondônia em 2010 e 2014. Nascido no Tocantins, Confúcio trabalhou como policial militar e se formou em medicina em 1975. É casado e fundador do diretório do então PMDB em Ariquemes (RO). Já ocupou o cargo de secretário da saúde e foi eleito três vezes deputado federal.

Dr. José Dettoni (PMB)

Candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), Josenir Lopes Dettoni é professor universitário e acadêmico de Direito. Será a primeira vez de Dettoni como candidato ao Senado pelo PMB. Com 40 anos, o segundo candidato do PMB possui doutorado em Ética.

Fabrício Jurado (NOVO)

O Partido Novo (NOVO) lançou na disputa ao Senado, Fabrício Grisi Médici Jurado. Nascido em Porto Velho, Fabrício é bacharel em direito e um dos fundadores do NOVO em Rondônia. Atualmente, é conselheiro federal e membro da Comissão de Estudo da Reforma Política do Conselho Federal da OAB. Casado e defensor do agronegócio, será a primeira vez que Fabrício disputará uma eleição política.

Fátima Cleide (PT)

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou na disputa ao Senado a ex-senadora Fátima Cleide Rodrigues da Silva. Nascida em Porto Velho, Fátima foi eleita ao Senado pela primeira vez em 2002 e disputará o mesmo cargo pela segunda vez. A candidata, graduada em Letras, já foi duas vezes presidente do PT em Rondônia, do qual é filiada desde 1988. Fátima Cleide também já concorreu à prefeitura de Porto Velho em 2012, mas perdeu a eleição.

Jaime Bagattoli (PSL)

O Partido Social Liberalismo (PSL) lançou na disputa ao Senado Jaime Maximino Bagattoli. O candidato é pecuarista, agricultor e empresário. Já foi caminhoneiro e trabalhou com madeira. Nascido em Santa Catarina, mora em Rondônia desde a década de 1970. Será a primeira vez de Jaime em uma eleição política.

Jesualdo Pires (PSB)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) irá lançar na disputa ao Senado o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires Ferreira Junior. Ele nasceu no interior de São Paulo, onde se graduou em Engenharia Civil. Mudou para Rondônia na década de 1980 a trabalho. Sua entrada na política aconteceu em 2006, quando se elegeu deputado estadual e se reelegendo ao mesmo cargo em 2010. Foi eleito, ainda, prefeito da cidade de Ji-Paraná, em 2012, e reeleito ao mandato em 2016.

Marcos Rogério (DEM)

O Democratas (DEM) lançou como candidato ao Senado por Rondônia o deputado federal Marcos Rogério da Silva Brito. Ele está em seu segundo mandato como parlamentar no Congresso Nacional. O candidato também já foi eleito vereador por Ji-Paraná em 2008, sua cidade natal. Casado, Marcos Rogério é graduado em Direito e mestre em Administração Pública.

Pastor Edésio Fernandes (PRB)

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) tem Edésio Fernandes da Silva como candidato ao Senado. Edésio é pastor evangélico e, atualmente, é vereador em Porto Velho, eleito para o cargo em 2016. Com ensino superior completo, Edésio é natural do interior de São Paulo.

Paulo Cadillac (PSTU)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) lançou na disputa ao Senado dois candidatos. Um deles é Paulo Sérgio Augusto da Silva, que já foi candidato ao cargo de prefeito do município de Candeias do Jamari (RO) pelo Partido Popular Socialista (PPS) em 2016, mas não foi eleito. Hoje, filiado ao PSTU, tentará o Senado pela primeira vez.

Ted Wilson (PRTB)

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) tem como candidato a uma das vagas ao Senado em 2018 Ted Wilson de Almeida Ferreira. Empresário, Ted já disputou o cargo de deputado federal em 2010 pelo Democratas (DEM). Atualmente, filiado ao PRTB, Ted Wilson está em sua primeira disputa ao Senado.

Terrinha (PMB)

Também candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) ao Senado, é Irailton Daurea Souza, nascido em Porto Velho e filho de agricultores sem-terra. O candidato é garimpeiro e está em sua primeira disputa ao Senado.

Tito Paz (PSTU)

Candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) a uma das vagas ao Senado, Tito Soares Paz é policial civil e sindicalista. Graduado em Direito, o candidato já foi presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sinsepol). Tito, assim como seu companheiro de sigla, também concorrerá ao Senado pela primeira vez.

Valdir Raupp (MDB)

Candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ao Senado, Valdir Raupp de Matos já foi governador de Rondônia entre 1995 e 1999, e eleito ao Senado em 2003, sendo reeleito ao cargo desde então. Nascido em Santa Catarina, migrou para Rondônia na década de 1970.


Fale conosco