• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 2 de outubro de 2025

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que limita decisões individuais do STF

Proposta também quer reduzir partidos que podem entrar com ação na Corte


R7

Publicada em: 01/10/2025 11:46:50 - Atualizado

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30) um projeto de lei que limita decisões monocráticas por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). A proposta também prevê a redução de partidos que podem acionar a Suprema Corte.

O texto foi aprovado em caráter terminativo, ou seja, se não tiver recurso, não passa pelo plenário da Câmara e vai direto para análise do Senado.

Decisão monocrática é aquela feita por apenas um ministro. Pela proposta, de autoria do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), decisões individuais deverão ser enviadas para análise em plenário na próxima sessão. Caso contrário, o parecer poderá ser anulado.

Na justificativa da proposta, Pereira afirma que o objetivo da mudança é “atualizar a legislação à prática decisória do STF, além de apresentar inovações que conferem maior estabilidade, sofisticação e efetividade ao controle concentrado de constitucionalidade”.

Limite a partidos

O projeto também limita os partidos que podem acionar o Supremo com ações que questionam a constitucionalidade de leis e normas (as ADIs, ADOs, ADCs ou ADPFs).

Somente aqueles que atingirem a “cláusula de barreira” — mecanismo que leva em conta percentual de votos como critério para possibilitar determinadas ações — estarão aptos entrar com ações do tipo no STF. Atualmente, não há restrição de partidos para realizar este movimento.


Fale conosco