Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 6 de outubro de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta segunda-feira (6) recebeu o ex-governador de Rondônia, Daniel Pereira, que compartilhou análises sobre a política estadual e suas projeções para o futuro.
Daniel lembrou sua trajetória pública e o período pós-governo:
“Após deixar o cargo de governador, passei quatro anos no Sebrae e atualmente presido a Comissão do Magistério dos Professores no Estado de Rondônia.”
Natural do Paraná, o ex-governador destacou sua ligação afetiva com Rondônia, onde chegou ainda na década de 1970 e acompanhou de perto a transformação da região.
“Encontrei muita coisa boa, mas acima de tudo, um povo muito motivado. Tive o privilégio de assistir aos acontecimentos que levaram à criação do Estado de Rondônia. Um menino que era boia-fria no Paraná e veio para cá, e acabou ocupando a cadeira de governador. Eu tenho um amor por Rondônia que é insuperável — não tem como pagar o que devo a este Estado”, declarou.
Pereira também destacou sua participação em projetos voltados ao desenvolvimento da agricultura e pecuária rondoniense nas últimas décadas.
“Duas situações marcaram o setor produtivo: a parceria com o Grupo Maggi, que ajudou na produção agrícola e na construção do porto através da Hermasa, e a criação do Idaron, que viabilizou o Estado como um grande produtor de carne mundial.”
Sobre o futuro da infraestrutura, Daniel defendeu a privatização da BR-364, afirmando que o modelo é necessário para garantir qualidade nas estradas.
“O Paraná tem uma das melhores malhas viárias do país e o pedágio foi polêmico no início. Esse projeto de melhoria da BR-364 não é novo — foi pensado ainda pelo então ministro Tarcísio de Freitas. Não é o ideal, mas é um projeto de Estado. Assim como ocorre em todo o mundo, o pedágio será cobrado.”
O ex-governador também comentou sobre o impacto das medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos, destacando que Rondônia foi pouco afetada.
“Enquanto exportamos cerca de 3% da nossa produção para os EUA, enviamos mais de 60% para a China. Por isso, a construção de uma ferrovia chinesa passando por Rondônia já começa a se tornar realidade.”
Cenário político e 2026
Ao comentar o panorama político rondoniense, Daniel Pereira analisou o posicionamento do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e criticou o atual governador Marcos Rocha (União Brasil).
“Em 2022 era a vez do Hildon ser governador. Quando ele deixou de apoiar Marcos Rogério para apoiar Marcos Rocha, acabou se prejudicando. O Marcos Rocha é um traíra e deixou ele sozinho. Não que ele não possa se candidatar novamente, mas o momento dele foi em 2022.”
Veja A Voz do Povo: