Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 10 de outubro de 2025
PORTO VELHO (RO) - Uma rivalidade que teve início após um racha eleitoral em meados dos anos 2000 pode estar chegando ao fim. Os ex-senadores Ivo Cassol e Expedito Júnior, figuras históricas da política rondoniense, estariam prestes a se reconciliar em torno de um objetivo comum: a candidatura de Adailton Fúria ao governo de Rondônia em 2026.
Impedido de disputar o pleito, mesmo liderando as principais pesquisas, Cassol tem sinalizado apoio ao nome do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, numa articulação que busca fortalecer uma coalizão do interior capaz de retomar o comando do Palácio Rio Madeira após oito anos de gestão de Marcos Rocha (União Brasil).
Ciente da capilaridade eleitoral de Cassol, Expedito Júnior estaria disposto a aparar as arestas e seguir junto na empreitada. Nos bastidores, a aproximação entre os dois vem ganhando força e eco entre lideranças políticas regionais.
No entanto, um fator pode atrapalhar o reencontro político: a possível federação entre o PP (de Cassol) e o União Brasil, partido do atual governador. Caso a aliança se concretize, Cassol poderia ser compelido a apoiar o vice-governador Sérgio Gonçalves, já anunciado pela executiva nacional do União como pré-candidato ao governo de Rondônia.
Mesmo assim, interlocutores próximos afirmam que as últimas conversas entre Cassol e Expedito estão em andamento e que, se a aliança se confirmar, Rondônia poderá testemunhar novamente uma das parcerias mais marcantes da política estadual.