• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 10 de outubro de 2025

Bancada de RO vota em peso para derrubar MP de Lula no Congresso

Votação foi considerada um baque nas contas do Governo Federal


Redação

Publicada em: 09/10/2025 08:09:31 - Atualizado


BRASÍLIA (DF) - A bancada rondoniense na Câmara Federal votou 100% pela derrubada da Medida Provisória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que unificava em 18% a tributação sobre todas as aplicações financeiras a partir de 1º de janeiro de 2026 e aumentava a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de algumas instituições financeiras.

Considerada essencial para o plano econômico do Governo Federal, a MP perdeu a validade na madrugada desta quinta-feira (9), representando um duro golpe político e fiscal para o Palácio do Planalto. Analistas avaliam que o resultado pode gerar impactos eleitorais significativos em uma eventual tentativa de reeleição de Lula.

Os oito deputados federais de Rondônia se somaram aos 251 votos contrários à manutenção da MP. O texto original previa uma arrecadação adicional estimada em R$ 10,5 bilhões para 2025 e R$ 21 bilhões para 2026.

De acordo com parlamentares do PT, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria articulado para enfraquecer a proposta.

“Sentimos muito a interferência puramente política, com o único objetivo eleitoral do governador de São Paulo, que mobilizou presidentes de partido para mudar a visão sobre esta MP”, declarou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

A bancada rondoniense na Câmara Federal é composta por: Silvia Cristina (PP), Cristiane Lopes (União), Rafael Fera (Pode), Thiago Flores (Republicanos), Lúcio Mosquini (MDB), Fernando Máximo (União), Maurício Carvalho (União) e Coronel Chrisóstomo (PL).


Fale conosco