Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 16 de outubro de 2025
PORTO VELHO (RO) - Agendada para esta sexta-feira (16), na cidade de Guajará-Mirim, a Audiência Pública sobre a construção da ponte binacional que ligará o estado de Rondônia à Bolívia tem tudo para se tornar uma grande celebração da esquerda rondoniense.
Encabeçado pelo senador Confúcio Moura (MDB) — que se apresenta, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um dos “pais” da obra — o movimento Caminhada da Esperança, que reúne oito partidos de esquerda, também realizará um evento no mesmo dia e local.
O fato é que Confúcio Moura deve explorar eleitoralmente cada etapa da construção da ponte, já que os investimentos federais anunciados para Rondônia deverão servir de muleta política em uma possível corrida ao Senado nas eleições de 2026.
Coladas a Confúcio, as principais lideranças esquerdistas do Estado também marcarão presença em Guajará-Mirim, buscando dividir os méritos da obra e reforçar seus nomes para o pleito.
Dessa forma, a esquerda rondoniense tenta se rearticular e reconquistar espaço no cenário político estadual, após sucessivas derrotas nas últimas eleições — resultados que deixaram os “vermelhos” em situação de fragilidade diante do eleitorado.